EVENTO
“A Energia Eólica: Presente e Futuro”

A APREN assinala o Dia Mundial do Vento com uma mesa redonda dedicada ao tema “A Energia Eólica: Presente e Futuro”. O evento realiza-se a 15 de junho na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e conta com a participação da Enercon, Finerge e EDP Renováveis.

Em análise estarão temas como “O setor da eletricidade renovável em Portugal”; “A investigação como fator de sucesso em Portugal”; “Os desafios na operação das centrais eólicas em Portugal” ou “Os desafios da produção eólica em Portugal – repowering vs. extensão de vida útil dos aerogeradores”.

O Dia Mundial do Vento foi criado em 2007 pela Wide Europe, com o intuito de chamar a atenção para o grande potencial do vento como recurso de produção de eletricidade renovável.

Desde o ano 2000 tem-se vindo a verificar um crescimento contínuo das centrais eólicas em Portugal, motivado por uma aposta estratégica da política nacional e europeia nos recursos endógenos e renováveis. A energia eólica tornou-se um recurso marcante no mix elétrico nacional, contribuindo de forma decisiva para que as fontes de energia renovável tenham passado a ter uma expressão superior à geração a partir de combustíveis fósseis. Em 2017, a eletricidade gerada por origem eólica correspondeu a 23,6% do consumo nacional, induzindo uma redução bruta no preço do mercado grossita da eletricidade de 580 milhões de euros.

O setor eólico tem contribuído de forma determinante para a economia nacional, graças ao desenvolvimento de dois clusters industriais e de serviços (através de empresas nacionais e internacionais a operar no país). Esta realidade tem também contribuído para a geração de emprego nacional direto e indireto, para a incorporação com rácios de cerca de 90% nas centrais eólicas e para a exportação de equipamentos, num volume anual próximo de 400 M€ e com um rácio de exportação superior a 80%.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição.


AdEPorto © 2013 Agência de Energia do Porto Produced by 4Best RSS