GLOSSÁRIO


A


AEROGERADOR - Dispositivo mecânico que converte a Energia Cinética de um escoamento de ar em Energia Mecânica (rotação de um veio), sendo esta posteriormente convertida em Energia Eléctrica através de um Gerador.

AQS - Água Quente Sanitária - Água potável a temperatura superior a 35ºC utilizada para banhos, limpezas, cozinha e outros afins específicos, preparada em dispositivo próprio, com recurso a formas de energia convencionais ou renováveis.

AUDITORIA ENERGÉTICA - Análise de funcionamento de uma instalação de modo a determinar como, quando, onde e em que condições se utiliza energia, percebendo as áreas de possível intervenção para melhoria de processos operativos e racionalização de consumos.


B


BIOCOMBUSTÍVEL - Combustível produzido a partir da Biomassa.

BIOMASSA - Matéria orgânica não fóssil, de origem biológica, que pode ser utilizada para fins energéticos, produzindo Biocombustíveis, Biogás, etc..

BOMBA DE CALOR - Dispositivo mecânico reversível de alto rendimento, que retira calor de uma fonte a baixa temperatura (fonte fria), fornecendo esse calor a uma fonte quente. Utilizado principalmente em dois modos: (1) na estação de aquecimento retira “calor” do exterior fornecendo-o ao interior da habitação, aquecendo a mesma; (2) na estação de arrefecimento retira calor do interior da habitação, fornecendo o mesmo ao exterior.


C


CÉLULA FOTOVOLTAICA - Dispositivo que contém materiais semi-condutores, silício monocristalino por exemplo, produzindo energia eléctrica a partir da radiação solar.

CENTRAL A CICLO COMBINADO - Central termoeléctrica que produz electricidade em dois ciclos termodinâmicos diferentes. Uma Turbina a Gás actua um primeiro gerador, sendo os gases de escape reutilizados numa segunda Turbina, neste caso a Vapor, activando um segundo gerador.

COGERAÇÃO - Produção simultânea de dois tipos de energia, Calor e Electricidade, a partir de uma única fonte de Energia Primária, Gás Natural, com rendimentos superiores a sistemas individuais de produção de Calor e Electricidade.

COLECTOR SOLAR - Dispositivo destinado a recolher a radiação solar proveniente do sol, de modo a converte-la em energia térmica, sendo esta transportada por um fluido térmico (ar, água, fluido frigorigéneo) para fins específicos.

CONDUÇÃO - Mecanismo de transferência de calor, caracterizado pelo transporte de calor entre materiais sólidos ou fluidos em repouso, através da sua estrutura molecular.

CONDUTIBILIDADE TÉRMICA - É uma propriedade térmica típica de um material homogéneo que é igual à quantidade de calor por unidade de tempo que atravessa uma camada de espessura e de área unitárias desse material por unidade de diferença de temperatura entre as suas duas faces.

CONVECÇÃO - Mecanismo de transferência de calor nos fluidos em movimento, podendo existir naturalmente devido às diferenças de temperatura e massa volúmica, e forçada através de bombas ou ventiladores.

COP - “Coefficient of performance” é a denominação em língua inglesa correntemente adoptada para designar a eficiência nominal de uma bomba de calor. Utiliza-se mais correntemente para designar a eficiência no modo de aquecimento.


D


E


EMISSIVIDADE - É a relação entre a capacidade de radiação térmica de um corpo, e a de um corpo negro à mesma temperatura, ou seja revela o poder de emissão de radiação electromagnética de um dado objecto, função do comprimento de onda.

ENERGIA FINAL - Energia disponibilizada aos utilizadores sob diferentes formas (electricidade, gás, lenha, etc.) e expressa geralmente em unidades com significado comercial (kilowatt-hora, metros cúbicos, quilogramas, etc.).

ENERGIA PRIMÁRIA - Recurso energético que se encontra na natureza (petróleo, hídrica, eólica, biomassa, solar, …). Exprime-se, normalmente, em termos de massa equivalente de petróleo (quilograma equivalente de petróleo – kgep – ou tonelada equivalente de petróleo – tep). Há formas de energia primária (gás natural, lenha, sol) que também podem ser disponibilizadas directamente aos utilizadores (energia final).

ENERGIA RENOVÁVEL - Energia proveniente do sol (sob a forma de luz, térmica ou fotovoltáica), da biomassa, do vento, da geotermia, hídrica ou das ondas e marés.

ENERGIA ÚTIL - Energia disponibilizada ao consumidor (Calor, Frio), após a última conversão nos equipamentos existentes na habitação (Caldeira, Equipamentos de Ar Condicionado).

ENTALPIA - Grandeza Termodinâmica que exprime a energia que determinado sistema possui durante um processo ou reacção.

ENTROPIA - Grandeza Termodinâmica que exprime a “desordem” de um sistema.

EXERGIA - Grandeza Termodinâmica que representa o trabalho máximo que se pode obter pela interacção de um sistema com o ambiente.


F


FRACÇÃO SOLAR - Percentagem das necessidades de Água Quente satisfeitas pelo sistema solar instalado.


G


H


I


ISOLANTE TÉRMICO - É o material de condutibilidade térmica inferior a 0,065 W/mºC, ou cuja resistência térmica é superior a 0,30 m2ºC/W.


J


JOULE - Unidade do Sistema Internacional (SI) de energia, trabalho e quantidade de calor. Equivale ao trabalho produzido por uma força de 1 Newton, cujo ponto de aplicação se desloca 1 metro.


K


L


M


MIX ENERGÉTICO - Distribuição percentual das fontes de energia primária na produção de energia eléctrica da rede nacional. É variável anualmente, nomeadamente, em função da hidraulicidade.


N


NECESSIDADES NOMINAIS DE ENERGIA ÚTIL DE AQUECIMENTO (Nic) - Parâmetro que exprime a quantidade de energia útil necessária, em condições nominais, para manter em permanência um edifício ou fracção autónoma a uma temperatura interior de referência durante a estação de aquecimento.

NECESSIDADES NOMINAIS DE ENERGIA ÚTIL DE ARREFECIMENTO (Nvc) - Parâmetro que exprime a quantidade de energia útil necessária, em condições nominais, para manter em permanência um edifício ou fracção autónoma a uma temperatura interior de referência durante a estação de aquecimento.

NECESSIDADES NOMINAIS DE ENERGIA ÚTIL PARA PRODUÇÃO DE ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS (Nac) - Parâmetro que exprime a quantidade de energia útil necessária, em condições nominais, para aquecer o consumo o volume de água de consumo médio anual de referência de águas sanitárias a uma temperatura de 60ºC.

NECESSIDADES NOMINAIS GLOBAIS DE ENERGIA PRIMÁRIA (Ntc) - Parâmetro que exprime a quantidade de energia primária, em condições nominais, correspondente à soma ponderada das necessidades nominais de aquecimento (Nic), de arrefecimento (Nvc), e de preparação de águas quentes sanitárias (Nac), tendo em consideração os sistemas adoptados ou, na ausência da sua definição, sistemas convencionais de referência, e os padrões correntes de utilização desses sistemas.


O


P


PÁ - Elemento mecânico de um aerogerador que converte a Energia Cinética de um escoamento de ar em Energia Mecânica no veio do eixo da turbina.

PAREDE DE TROMBE - Elemento de uma habitação constituído por uma parede de grossura considerável (inércia térmica elevada) pintada de cor escura, que armazena a energia proveniente da radiação solar durante o dia. Através de pequenos orifícios existentes na base e topo, fornece calor ao interior da habitação durante o dia, por Convecção Natural, e por irradiação durante a noite.

PCI - Sigla de Poder Calorífico Inferior. Define a quantidade de energia (Joule) libertada na combustão completa de uma unidade de combustível (Gasolina, Diesel, Gás Natural) pressupondo a evaporação de produtos de reacção, principalmente a água. .

PERMEABILIDADE DA HABITAÇÃO - Caracteriza a boa ou má estanquicidade em relação a infiltrações, com particular interesse na energia perdida nessas infiltrações. Quantifica-se em rph (renovações por hora).

PERMUTADOR DE CALOR - Dispositivo mecânico que transfere calor de um fluido em movimento para um outro, em movimento ou não, sem contacto entre os dois, e através de fenómenos de convecção e condução.

PLANO DE ACÇÕES CORRECTIVAS DE QAI - Conjunto de medidas destinadas a atingir, dentro de um edifício ou de uma fracção autónoma, concentrações de poluentes abaixo das concentrações máximas de referência de forma a garantir a higiene do espaço em causa e salvaguardar a saúde dos seus ocupantes.

PLANO DE RACIONALIZAÇÃO ENERGÉTICA - Conjunto de medidas de racionalização energética, de redução dos consumos ou de custos de energia, elaborado na sequência de uma auditoria energética, organizadas e seriadas na base da sua exequibilidade e da sua viabilidade económica.

PONTE TÉRMICA - Ponte térmica diz respeito a uma parte da estrutura do edifício quer apresenta características térmicas significativamente diferentes das restantes que a rodeiam. Uma ponte térmica implica geralmente uma menor resistência térmica permitindo maiores trocas de calor.


Q


R


RCCTE - Regulamento das Características do Comportamento Térmico dos Edifícios.

RSECE - Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios.


S


SISTEMA CENTRALIZADO - Sistema em que o equipamento necessário para a produção de frio ou calor (e filtragem, humidificação e desumidificação, caso existam) se situa concentrado numa instalação e num local distinto dos locais a climatizar, sendo o frio ou calor (e humidade), no todo ou em parte, transportado por um fluido térmico aos diferentes locais a climatizar.

SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO - Conjunto de equipamentos combinados de forma coerente com vista a satisfação a um ou mais dos objectivos da climatização (ventilação, aquecimento, arrefecimento, humidificação, desumidificação e purificação do ar). No caso de satisfazer a todos, tem-se o ar condicionado.


T


U


V


VENTILAÇÃO MECÂNICA - Renovação do ar interior por extracção do espaço (ar de extracção) e insuflação de ar exterior ou de ar tratado numa mistura de ar novo vindo do exterior e de ar de retorno utilizando um sistema de condutas e ventiladores como propulsores de ar.

VENTILAÇÃO NATURAL - Renovação do ar interior por ar novo atmosférico exterior recorrendo apenas a aberturas na envolvente com área adequada, auto-controladas ou por regulação manual e aos mecanismos naturais do vento e das diferenças de temperatura causadoras de movimento de ar.


W


X


Y


Z


AdEPorto © 2013 Agência de Energia do Porto Produced by 4Best RSS