NOTÍCIA
SERVIÇOS AMBIENTAIS ADICIONAM MAIS DE 500 VEÍCULOS ELÉTRICOS ÀS FROTAS DE 2017


O Fundo Ambiental recebeu pedidos de apoio para a aquisição de 155 novos veículos elétricos, por parte de 20 entidades gestoras de Sistemas Multimunicipais ou Intermunicipais de água e resíduos. Somando a estas viaturas as 360 financiadas através de concurso dirigido aos Serviços Urbanos Ambientais (cuja candidatura terminou em fevereiro), acrescentam-se mais de 500 veículos elétricos às frotas dos serviços ambientais, apenas durante o ano de 2017, revela uma nota divulgada hoje pelo Ministério do Ambiente.

As candidaturas apresentadas pelos sistemas multimunicipais e intermunicipais (que terminaram a 31 de julho) preveem ainda a instalação de 153 pontos de carregamento. Esta nova rede ficará espalhada por todo o continente, densificando a já existente.

O total de investimento alavancado, caso se verifique a elegibilidade de todas as candidaturas, é de cerca de 4,5 milhões de euros. Recorde-se que o Fundo Ambiental apoia com 10 mil euros, a fundo perdido, a aquisição de cada nova viatura, quer seja de passageiros ou de mercadorias.

Segundo as regras do aviso, por cada carro novo financiado terá de ser abatido um carro a combustão à frota dos candidatos. Serão assim evitadas emissões de mais de 220 toneladas de gases com efeito de estufa por ano.

O Fundo Ambiental é um instrumento de financiamento de políticas ambientais do Ministério do Ambiente. No final do primeiro semestre deste ano já estavam comprometidos ou executados 58 milhões de euros deste fundo, ou seja, 85% do total previsto para projetos, em 2017.

Fonte: Ambiente Magazine
2017-08-14

AdEPorto © 2013 Agência de Energia do Porto Produced by 4Best RSS