NOTÍCIA
Inquérito à Mobilidade já se encontra online


O INE – Instituto Nacional de Estatística, anunciou que já se encontra disponível, desde o passado dia 16 de outubro, o site para respostas online ao Inquérito à Mobilidade nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa (IMob).
O IMob é dirigido a uma amostra de cerca de 200 mil alojamentos, localizados nos municípios que integram as duas áreas metropolitanas, sendo solicitada informação sobre as deslocações das pessoas que neles habitam. Os alojamentos selecionados são previamente contactados pelo INE, nomeadamente através de carta.
Com este inquérito, pretende-se responder a algumas perguntas, como por exemplo: Como nos deslocamos? Quanto tempo demoramos? Que distâncias percorremos? Que custos temos? – assim como conhecer os padrões de mobilidade diária da população e a opinião dos utilizadores de transporte individual e coletivo. 
Segundo o INE, “os resultados do IMob serão relevantes para a definição fundamentada de políticas públicas de Mobilidade e Transportes, uma vez que no que se refere às Áreas Metropolitanas de Porto e Lisboa, em cujo meio urbano o universo de escolhas depende em grande medida da complementaridade de modos de transporte, os inquéritos à mobilidade constituem instrumentos fundamentais de suporte às decisões de política de transportes, dado o conhecimento que proporcionam sobre o padrão de deslocações dos residentes e as suas expectativas”.
Responderá ao inquérito uma amostra representativa de alojamentos (cerca de 200 mil) localizados nos 35 municípios das duas Áreas Metropolitanas:
Porto: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
Lisboa: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
Nestes municípios, que representam apenas 5,5% do território nacional, reside 44% da população do território nacional, pelo que as estatísticas a disponibilizar pelo IMob serão extremamente. A divulgação dos resultados está prevista para o segundo trimestre de 2018.
Para saber mais sobre o IMob, clique AQUI

2017-10-19

AdEPorto © 2013 Agência de Energia do Porto Produced by 4Best RSS