NOTÍCIA
Concurso de vídeo: Partilhe as suas ações ecológicas


Como se deslocou para o trabalho ou para a escola hoje? De carro, de bicicleta ou de transporte público? Todos os dias tomamos decisões que podem ter impacte no ambiente. Algumas das nossas decisões quotidianas são esforços conscientes para viver num ambiente mais limpo e mais saudável. Organizado pela Agência Europeia do Ambiente (AEA) em conjunto com a sua rede de parceiros, o concurso de vídeo «I LIVE GREEN» convida todos os cidadãos europeus a mostrar a sua criatividade e a partilhar as suas ações em prol do ambiente. Os melhores vídeos receberão um prémio em dinheiro.
Aquilo que comemos e compramos, a forma como nos deslocamos ou aquecemos as nossas casas e muitas outras escolhas, grandes e pequenas, têm impacte no ambiente e na nossa saúde. No concurso de vídeo «I LIVE GREEN», os cidadãos europeus podem partilhar as suas ações ecológicas através de vídeos de curta duração, votar nos melhores vídeos e inspirar outros a fazer ainda mais.

Embora seja possível realizar ações ecológicas em quase todas as esferas da vida, o concurso «I LIVE GREEN» centra-se em quatro temas:

1. Alimentos sustentáveis
Alimentos nutritivos são essenciais para uma vida saudável. No entanto, a produção de alimentos exige recursos valiosos, como terrenos e água. Sempre que desperdiçamos alimentos, desperdiçamos também estes recursos. Além disso, os pesticidas e os fertilizantes podem ter impacte no solo e na água subterrânea. O que faz para reduzir o impacte ambiental dos alimentos à sua mesa?

2. Ar limpo
Muitas atividades económicas, do transporte à agricultura, libertam poluentes atmosféricos. No entanto, os nossos hábitos diários podem ajudar a melhorar a qualidade do ar e, assim, a nossa saúde e qualidade de vida. Que escolhas faz para contribuir para um ar mais limpo?

3. Água limpa
Os nossos lagos, rios e mares estão sob pressão devido a variados fatores, incluindo as alterações climáticas e a poluição. Em muitas regiões da Europa, a velocidade a que utilizamos as nossas reservas de água subterrâneas não permite que estas se regenerem. Estas pressões têm impactes na natureza e na nossa saúde. Como podemos ajudar a manter os recursos hídricos limpos e livres de poluição?

4. Minimização dos resíduos
As coisas que compramos têm muitas vezes um tempo de vida útil limitado, mas existem maneiras de evitar que acabem num aterro. Talvez tenha um bom exemplo de reutilização, reparação ou reciclagem de um produto para mostrar aos outros?

Consulte as regras do concurso e saiba como participar na página «I LIVE GREEN».

Calendário
Fim do período de candidatura: 31 de março de 2018
Abertura da votação pública: 1 de maio de 2018
Encerramento da votação pública: 31 de maio de 2018
Anúncio dos vencedores: 5 de junho de 2018

2018-03-09

AdEPorto © 2013 Agência de Energia do Porto Produced by 4Best RSS