NOTÍCIA
FUNDOS COMUNITÁRIOS: MUNICÍPIOS JÁ SE PODEM INSCREVER PARA TER WIFI GRATUITO


A Comissão Europeia acaba de criar o portal WiFi4EU através do qual os municípios podem registar os seus dados em preparação para as candidaturas a financiamento para a instalação de pontos de WIFI de acesso gratuito em espaço público.

Depois desta primeira fase de inscrição na plataforma, as autarquias de qualquer um dos Estados-membro terão oportunidade de se candidatar, em meados de maio, ao primeiro lote de vales. A cada país será atribuído pelo menos 15 vouchers de 15 mil euros, que servirão para cobrir os custos da instalação da rede sem fios em espaços públicos, nomeadamente museus, bibliotecas, parques e praças. A manutenção dos pontos ficará, posteriormente, a cargo dos respetivos municípios.

O objetivo é que todos os espaços com Wi-Fi na União Europeia acabem por estar ligados aos pontos agora em construção, de modo a que se crie uma “rede europeia”. De acordo com o comunicado divulgado pela Comissão Europeia, as redes financiadas pela iniciativa WiFi4EU serão gratuitas, não terão publicidade e não implicarão a recolha dos dados pessoais dos utilizadores.

O último passo do processo será a atribuição dos vales aos primeiros mil municípios beneficiários, que acontecerá de modo a que se assegure o equilíbrio geográfico do programa e a que não se duplique as ofertas gratuitas (privadas ou públicas) já existentes e de qualidade semelhante nos mesmos espaços públicos a concurso. Esta iniciativa pretende “interligar até 2020 todas as povoações e cidades da União Europeia dotadas de acesso gratuito à Internet sem fios em torno dos principais centros de vida pública”, sublinhou Jean-Claude Juncker, citado no mesmo comunicado.

No total, estão disponíveis 120 milhões de euros (provenientes do Orçamento da União Europeia até 2020) para o financiamento do equipamento necessário para garantir Wi-Fi gratuito em oito mil municípios de todos os Estados-membro, bem como da Noruega e da Islândia.

A AdEPorto está disponível para prestar serviços de preparação de candidaturas, pelo que ficamos à disposição para qualquer esclarecimento.

https://www.wifi4eu.eu/#/home


2018-03-23

AdEPorto © 2013 Agência de Energia do Porto Produced by 4Best RSS