NOTÍCIA
PROJETO FREGUESIAS + EFICIENTES inscreva já a sua Junta!


Hoje é o último dia de candidaturas, inscreva já sua Junta!
http://www.freguesiasmaiseficientes.pt/

O projeto Freguesias + Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética é promovido pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), com o apoio da BSD Consulting e a parceria institucional da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa (Projeto ECO Freguesias XXI), ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, sendo financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017-2018), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Localmente, o projeto contará com o apoio das agências de energia e ambiente – no caso das freguesias localizadas a Norte do rio Douro o apoio será dado pela AdEPorto – Agência de Energia do Porto.
O projeto Freguesias + Eficientes lança o desafio às Juntas/Uniões de Freguesia nacionais para que, através do diagnóstico dos seus consumos de energia, possam reduzi-los, tornando-se mais eficientes. Em suma, tornar as Juntas/Uniões de Freguesia mais eficientes no consumo de energia elétrica com efeitos duradouros, o que se traduzirá quer em vantagens ambientais (menores emissões de CO2, por exemplo), quer em vantagens económicas, através da poupança na fatura de eletricidade.
O Executivo e Técnicos das Juntas/Uniões de Freguesia vão ter à disposição meios para melhorar o seu conhecimento em eficiência energética, nomeadamente:
• Formação na área da eficiência energética;
• Uma plataforma online de diagnóstico e gestão dos consumos, disponível 24 horas por dia;
• Formação integrada na utilização da plataforma;
• Materiais de informação e sensibilização.
O projeto fará uso de uma evolução da plataforma online de gestão energética EnergyOFF, desenvolvida pela RNAE no âmbito de projeto Smart Offices, financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A plataforma EnergyOFF baseia-se numa metodologia simplificada para o diagnóstico e gestão do consumo de energia, tendo como referencial a ISO 50001 – Sistemas de Gestão de Energia.
Será ainda realizado um concurso, onde serão premiadas as Juntas/Uniões de Freguesia, que alcançarem uma maior redução dos seus consumos. Os prémios a atribuir irão ajudar a financiar a implementação de mais medidas e equipamentos de eficiência energética, permitindo dar continuidade ao aumento da eficiência energética ao nível da administração local.
As candidaturas decorrem até 15 de Maio de 2018 e podem ser realizadas através do site do projeto:
http://www.freguesiasmaiseficientes.pt/
2018-05-15

AdEPorto © 2013 Agência de Energia do Porto Produced by 4Best RSS