NOTÍCIA
BICICLETAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO AJUDAM A REDUZIR POLUIÇÃO NA CIDADE


A Universidade do Porto vai disponibilizar a estudantes, docentes e funcionários, de “forma gratuita”, mais de 250 bicicletas do projeto U-Bike, de forma a “promover a utilização deste meio de transporte em detrimento dos veículos motorizados e, assim, contribuir para a redução da emissão de gases poluentes e promover a mobilidade urbana sustentável na cidade do Porto”, refere a nota enviada.

A primeira entrega destas bicicletas à comunidade académica irá acontecer na próxima sexta-feira, dia 9 de novembro, às 11H45, na Reitoria da Universidade do Porto, numa cerimónia que irá contar com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes.

Segundo a nota, a atribuição de cada uma das bicicletas U-Bike foi “definida por candidatura aberta a todos os membros da comunidade académica da U.Porto”. Uma vez atribuída a bicicleta, e para permanecerem com a sua U-Bike durante a totalidade do tempo atribuído na candidatura (6, 9 ou 12 meses), os “utilizadores deverão utilizá-la no seu dia-a-dia, de forma a perfazer uma média diária mínima de sete quilómetros”. Para o efeito, todos os quilómetros são monitorizados por uma plataforma exclusiva da Universidade do Porto, que permite controlar todos os dados, nomeadamente o impacto ambiental positivo do projeto, liderado pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP).

O evento de lançamento do Projeto U-Bike conta também com a presença e intervenções de António de Sousa Pereira, Reitor da U.Porto, Luís Pimenta, do Instituto da Mobilidade dos Transportes (IMT), e de José Guedes, da Comissão Diretiva do POSEUR. No final, serão entregues algumas das bicicletas elétricas e convencionais aos membros da comunidade académica da U.Porto.

Promovido pelo IMT, I. P., o Projeto U-Bike uma iniciativa nacional que visa incentivar a mobilidade multimodal, promovendo a adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis nas comunidades académicas do ensino superior. Prevê-se que sejam percorridos de bicicleta mais de 2,4 milhões de quilómetros, resultando numa poupança de energia estimada de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e numa redução das emissões de dióxido de carbono de 505 toneladas equivalentes de CO2. O Projeto U-Bike Portugal é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

2018-11-07

AdEPorto © 2013 Agência de Energia do Porto Produced by 4Best RSS