PORTFÓLIO
Guia de Termos de Referência para o Desempenho Energético-Ambiental
Março 2010
Guia de Termos de Referência para o Desempenho Energético-Ambiental

A Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, S.A. apresentaram o Guia de Termos de Referência para o Desempenho Energético-Ambiental aplicado à reabilitação de edifícios no Centro Histórico do Porto.

A apresentação teve lugar, em sessão presidida pelo Vereador do Pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Gonçalo Gonçalves, no quadro do Seminário ‘Eficiência Energética na Reabilitação de Centros Históricos: o Caso do Porto’, inserido no programa de conferências do IMOBITUR - VI Salão Imobiliário do Porto a decorrer na Exponor.

O Guia de Termos de Referência foi desenvolvido pela AdEPorto - Agência de Energia do Porto para a Porto Vivo, tendo sido elaborado por um grupo de trabalho que contou, ainda, com a colaboração técnica do Laboratório de Física das Construções da Universidade do Porto, liderado por Vasco Peixoto de Freitas, e de representantes da Direcção Regional de Cultura do Norte e da Sociedade de Reabilitação Urbana.

Rui Quelhas, administrador executivo da Porto Vivo, salientou a importância deste documento para os promotores. Por seu lado, Jorge da Costa, em representação da Direcção Regional de Cultura do Norte, destacou a relevância do Guia na medida em que potencia a reabilitação sem desvirtuar as características que consignaram os edifícios como património cultural.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da AdEPorto, Eduardo de Oliveira Fernandes, o documento agora divulgado valoriza as questões energético-ambientais dos edifícios reabilitados procurando assegurar a melhoria das condições de conforto a partir de judiciosa intervenção ao nível das condições construtivas e apontando soluções de energia menos emissoras de CO2 do que a electricidade, tais como o gás natural e colectores solares térmicos, no respeito dos valores culturais e patrimoniais de uma área classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade.

O Guia de Termos de Referência tem como ambição a criação de condições favoráveis à promoção de melhores soluções tecnológicas em correspondência com os novos valores do conforto e da sustentabilidade ambiental na Cidade do Porto, subscritora do Pacto dos Autarcas, tendo presente as condicionantes urbanísticas específicas e contribuindo, assim, para novas práticas no processo de reabilitação urbana do edificado.

Para o Vereador do Pelouro do Urbanismo da autarquia portuense, Gonçalo Gonçalves, trata-se de um documento ‘inovador’ a nível nacional, que ‘não pretende ser normativo, mas sim um manual de boas práticas, contribuindo assim para acabar de vez com o mito de não ser possível reabilitar bem, tratando ao mesmo tempo das questões relacionadas com a eficiência energética e com o ambiente’.

A apresentação do Guia de Termos de Referência para o Desempenho Energético-Ambiental integrou, igualmente, o programa da European Union Sustainable Energy Week 2010 enquanto evento descentralizado realizado no Porto. 

Seminário ‘Eficiência Energética na Reabilitação de Centros Históricos: o Caso do Porto’ - comunicações apresentadas:

[+] Política Energética do Porto – a Reabilitação no Centro Histórico, Eduardo de Oliveira Fernandes
       Presidente do Conselho de Administração da AdEPorto – Agência de Energia do Porto

[+] O Guia de Termos de Referência: Exemplo de Aplicação, Vasco Peixoto de Freitas
       Laboratório de Física das Construções - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Notícia da TVPorto disponível aqui.



AdEPorto © 2013 Agência de Energia do Porto Produced by 4Best RSS